Por que amamentar pode ser proibido?

10/12/2015

 

O assunto tem dado o que falar entre as mamães. Afinal, amamentar ou não em público? O que era para ser um ato entre mãe e filho se tornou assunto (e debate) nacional.

 

Muitas mulheres acreditam que a hora certa de amamentar o bebê é quando ele está com fome, portanto, não importa hora e nem local. Por outro lado, outras se sentem constrangidas ou até mesmo assediadas por pessoas que possuem o pensamento diferente quando o assunto é amamentação em lugares públicos.

 

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Lansinoh entrevistou 13 mil mulheres de diferentes países para saber como elas se sentem em relação à amamentação. O estudo constatou que, quanto mais filhos a mulher tem, mais natural é o ato de amamentar em público. Em números, 70% das mulheres com mais de quatro filhos consideram normal. O número cai para 53%quando se trata de mães com apenas um filho. China e França são os países em que as mulheres se sentem mais constrangidas com o ato de amamentar em locais como restaurantes, metrô, shopping, etc. Já o Brasil é o país que tem o menor índice de mães constrangidas (55% consideram orgânico, natural, enquanto apenas 2,5% julgam errado ou desnecessário), embora 47,5% afirmem que já foram criticadas ou sofreram preconceito por dar de mamar em locais públicos.

 

Psiquiatras são categóricos ao afirmar que o ato de amamentar precisa deixar de ser visto como algo sexual ou obsceno. Por aqui, muitas mães ainda tem vergonha da situação. Por outro lado, muitas outras estão vencendo o preconceito.  Em várias capitais, movimentos como o “mamaço” tem chamado a atenção da sociedade para o tema. E enquanto muita gente ainda considera o assunto tabu, no último dia 5 de dezembro, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin sancionou uma lei que prevê multa para quem impedir a amamentação em público. Na proposta consta que "independentemente da existência de áreas segregadas para o aleitamento, a amamentação é o ato livre entre mãe e filho".

 

O fato é que amamentar é um ato de amor. E, independente do local, deve ser respeitado. Amamentar um bebê sempre foi natural e deve ser livre.

 

E vocês, o que acham sobre o assunto? Conte para nós a sua experiência. Será um prazer poder saber mais sobre histórias reais de mulheres que amamentam (ou não) em público!

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como Encarar a Maternidade

09/09/2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square