7 Técnicas Infalíveis para Acalmar o seu Recém-Nascido

Olá, mãezinha! 

 

Por aqui, Zula Cury, fotógrafa especializada em Recém -Nascidos, mãe de dois filhos e profissional da área da saúde. 

 

Tudo bem com vocês?

Inicio, hoje, com você, mamãe, uma série de conteúdos de valor, destinados a melhor preparar sua maternidade e a vida futura saudável de seu bebê e de sua família!

E, por que faço isso?

 

Simples. Porque, como fotografa Newborn, preocupo-me com a razão de ser de minha paixão: as gestantes e os bebês, para que tenham saúde e felicidade.

 

Bem, tenho a intenção de lhe transmitir, nestes conteúdos , algumas ideias práticas, que poderão ser aplicadas durante seu período de gestação.

Depois de cuidar de dois filhos recém-nascidos e ter em meus braços cerca de 100 recém-nascidos durante as sessões de newborn,  testei e comprovei a eficiência das  7 Técnicas Infalíveis para Acalmar o seu Recém-Nascido.

Vamos lá, entender mais desse assunto...

 

 

Para que servem as técnicas de acalmar?

Ao nascer, o bebé abandona o conforto do útero e entra num mundo completamente novo, diferente do útero materno e, se sentindo "inseguros", os bebês têm a tendência de ficarem irritados e chorosos. Assim, as técnicas de relaxamento servirão para acalmar o recém-nascido, recriando as condições uterinas a que o bebê estava acostumado.

Vamos a algumas delas...

 

 

1 - Enrole bem o bebê em uma manta junto ao corpo

 

Enrolar o bebê em uma manta e mantê-lo preso junto ao corpo, é uma técnica eficaz, na medida em que recriamos o "aperto" uterino. Essa compressão dá ao recém-nascido a sensação de conforto e segurança. Além disso, evita-se, desse modo, que o bebê mexa involuntariamente mãos e pezinhos, o que poderia provocar desconforto e choro.

 

2 - Imite a temperatura intrauterina

 

Procure manter o bebê aquecido a uma temperatura que oscile entre os 30 a 36 graus, a imitar o calor do útero. Evite que o recém-nascido sinta frio e estará evitando o choro.

 

 

3 - Deite o bebê de lado, ou com a barriguinha para baixo

 

Se deitarmos o bebê de costas, nos primeiros dias após o nascimento, ele poderá ter a sensação de queda. Em consequência, virão a insegurança, o desconforto e o choro. Busque deitar o recém-nascido de lado, ou com a barriguinha para baixo, encostada no braço da mamãe ou do papai. Isso irá acalmá-lo.

 

 

4 - Caminhe e embale o bebê na vertical

 

Caminhar com o bebê é um excelente modo de acalmá-lo, recordando a ele todos os movimentos que aconteciam enquanto ele habitava o útero materno. Caminhar depressa ajuda também. Igualmente, realizar movimentos na vertical, para cima e para baixo, trazem à memória aqueles momentos vivenciados por meses no ventre da mamãe.

Mas, atenção, realize movimentos verticais, e não horizontais (de um lado para o outro).

Dica: uma bola de pilates também é uma ferramenta valiosa nessa hora, haja vista que nos poupa coluna e joelhos.

 

 

5 - Simule sons que recordem o útero materno

 

Quando estava dentro do útero, o bebê estava acostumado a ouvir os sons do corpo da mamãe. Por isso, uma boa maneira de tranquilizá-lo é simular esses sons, por meio de CDs especializados, que tocam um som alto e contínuo, que tem por funções impedir que outros barulhos perturbem a criança, ao mesmo tempo em que facilita que elas cheguem ao sono profundo. Caso você não possua um CD como esses, utilize aqueles que contêm barulhos do mar, da terra, do fogo e do ar.

 

 

6 - Diga Shiiiiii

 

Na mesma linha de raciocínio do tópico anterior, faça com a boca o ruído shiiiiii, em tom alto e próximo ao ouvido do bebê. Isso tende a acalmá-lo!
 

 

7 - Dê palmadinhas moderadas e ritmadas no bumbum

 

Outra técnica para relaxar o bebê é recordar os batimentos cardíacos da mamãe a que ele estava acostumado a ouvir, quando já encaixado com a cabeça para baixo no ventre materno. Para isso, dê umas palmadinhas moderadas (!) e ritmadas no bumbum do recém-nascido.

 

Se nada disso der certo e você concordar, que tal tentar a técnica derradeira???

Essa é uma dica extra que alguns pais concordam e outros não....

 

 

Dê a chupeta ao bebê!

 

O ato de sugar tem efeito calmante. Por isso, uma técnica derradeira e quase sempre infalível é dar uma chupeta, uma mamadeira, ou mesmo o seio da mamãe para o bebê sugar.

 

É isso aí! Espero que você tenha realmente gostado! 

Que seus primeiros dias com seu bebê sejam abençoados!

Até o próximo conteúdo de valor!

 

Um Abraço,

 

Zula Cury.

E tudo começa aqui.....um amor incondicional para eternidade!

​©Zula Cury Orgulhosamente criado por www.ynov.com.br